Quem gosta de música clássica?

Eu não gosto muito não... :D

É, não vou muito com a cara de Mozart.. aquelas coisas nervosas... Prefiro o romantismo,  modernismo e até o barroco com  Bach e o seu cravo bem temperado (que o povo esquece que é pra cravo e toca no piano!)
É brincadeirinha! Hahaha

Vai, confessa que você achou que música clássica era tudo aquilo de orquestra, gente com peruca branca, cara de nojo... sem graça!

Tá errado, meu povo!

Música clássica é SÓ a do período clássico que vai de 1750 (morte do nosso amigo, Bach) a 1810 (não sei o que aconteceu... ). Qualquer um com um mínimo de conhecimento histórico lembra que nessa época foi que ocorreu aquela coisa toda do iluminismo, revoloção francesa, igreja no poder, déspotas esclarecidos (?).. sabe, foi uma época bem agitada..
A música antes (na renascença, barroco) era usada NA IGREJA. Claro que existia quem batesse um tambor, tocasse um alaúde fora dela, mas nada oficial..  aí, no classicismo, com essas revoluções todas, a igreja perdeu o poder e a música que prestava!

Os músicos, agora, não mais eram da igreja, para igreja.. eles procuravam patrocinadores (reis, nobres) e faziam música para o “povo” (povo cheio da grana).. foi um tempo onde aconteceram algumas coisas interessantes como:

- A música instrumental passou a ser mais valorizada... Por isso é que a gente pensa mais em violinos e pianos quando ouvimos  alguém dizer “música clássica“, mas sempre com a ópera correndo por fora, aparecendo sempre que podia...
- os músicos tinham que fazer música pra viver, o que os levou a fazer “novas versões”.. rsrs
Às vezes,  eles pegavam uma composição existente e mudavam aqui, ali deixando com uma cara meio diferente (novo arranjo) e pronto! Money no bolso deles... rsrs

- Mozart, segundo a lenda, começou a dar concertos aos 5 anos... Tipo, era gênio, sabe? Não sei o que dizer dele...
- O piano foi aprimorado... Bach não gostava de piano, sabia? Há! Aposto que não.

A gente tem uma ideia beem errada da música erudita.. a maioria não gosta porque não entende o que tá acontecendo...  como é que alguém que não consegue ouvir separando ao mesmo tempo baixo, bateria, guitarra e voz vai entender e ver beleza nos primeiros, segundos violinos,  cellos, flautas?  =/

Bom, mas enquanto há vida, há esperança e eu espero ver mais gente curtindo música erudita e ver também mais gente tocando (Pq tem uns robôs por aí, tradutor de partitura sem alma.)!

(eu sou nova aqui e não sei colocar um link de maneira decente)

Um vídeo de uma música bem legal  de Joseph Haydn, faz parte das “Estações“...

Percebam a viagem que é:

Começa com um oboé...

0:12 aí vem um cello.. com um com um cantor

0:47 (percussão na pausa do canto)

0:52 aí volta só o cantor e o cello..

1:26 aí, aí, aí os cordas fazendo pizzicato (que é com o dedo!! Demais!)

1:36 entra a mulher.. e

1:46 tímpanos baixinho!

2:15 depois todo mundo entra num drama (culpa da percussão) muito bom!!  Não tem nada melhor pra um drama desses que um tímpano! Hahaha (é a coisa grande e redonda da percussão)

3:16 puro rock!! (metal!! Haha)

3:45 flautas

3:48 coro e cordas.... drama crescendo!!!!!  Uhuuuuuu

4:09 Mais calmo agora...

4:24 Violinos e violas....

4:33 Cordas todas...

E fim!!!

E aí?

Bom? Ruim?



Eu gosto!






Comentários

  1. Que é bom é, mas num me "emociona" sabe como é?!
    Do tipo: ouço a música e tenho um ataque à la celinha (toma lá da cá) e OMG! que 'ubichu'! kkk'
    S: Num entendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas